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Conflitos são inevitáveis quando se está adiante de relações humanas, seja no trabalho, na escola ou até mesmo em condomínios. E, claro, os conflitos podem ser benéficos ou maléficos, e tudo isso vai depender da sua administração e gerenciamento.

Mas o que é conflito? Conflito nada mais é do que o resultado entre as diferenças ou as incompatibilidades reais ou percebidas entre as pessoas, seja por conta de condutas, crenças, ideias, dentre outros milhares de motivos. Eles podem ser pessoais, interpessoais ou organizacionais.

Gestão condominial e conflitos

O que faz toda a diferença entre um conflito ser mediado ou gerar uma situação pior é a forma como ele é tratado e resolvido. Muitas vezes, especialmente ao se lidar com pessoas, essa pode ser uma tarefa complexa, mas jamais impossível.

A ética ao se resolver conflitos, aliás, exige que o gestor do conflito tenha capacidade de ser imparcial, além de saber usar a comunicação e argumentação. Trata-se de um verdadeiro trabalho de mediação. Trazer uma solução realmente eficiente e precisa, é um dos pontos-chave para que os conflitos sejam mesmo solucionados com o mínimo de satisfação aos interessados, sempre mirando ao bem maior da coletividade.

Você já pensou como gerir um condomínio pode se assemelhar à gestão de uma pequena cidade ou bairro? Não é uma atividade simples, mas com a adoção de alguns princípios pelo profissional administrador é possível resolver ou até mesmo diminuir as chances de problemas.

Princípios da gestão de conflitos

Para que se tenha um ambiente harmonioso e de boa convivência, não se pode esquecer do uso de alguns princípios básicos para a gestão de condomínios, quais sejam:

  • Integridade: trata-se de ética, ou seja, sempre levar em consideração o interesse da coletividade em face do individual.
  • Transparência: sempre atuar de forma comunicativa, informativa e transparente, especialmente quanto às decisões tomadas e à prestação de contas, por exemplo.
  • Competência: o profissionalismo do síndico é essencial para que os conflitos sejam bem resolvidos. A atuação do profissional deve se pautar em critérios objetivos e previamente estabelecidos pelos condôminos.
  • Diálogo: é necessário que o síndico e demais atores principais para a gestão de condomínios estejam em constante diálogo. Seja por e-mail, por circulares em locais visíveis, por folhetos ou outros meios, o gestor de condomínios deve demonstrar que está presente e atento aos acontecimentos do condomínio.

Falhas mais comuns na gestão de condomínios

De outro lado, as falhas mais comuns na gestão de condomínios são:

  • Falta de clareza na prestação de contas;
  • Inércia;
  • Falta de aprovação de atos por Assembleia
  • Falta de comunicação e de diálogo
  • Falta de solução imparcial de conflitos
  • Falta de controle, dentre outros.

Como se vê, é possível gerenciar os conflitos existentes em condomínios, pois eles sempre existirão, em menor ou maior intensidade. No entanto, a postura e profissionalismo do administrador vai definir se a solução será realmente compensadora para toda a coletividade.

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