LIMPEZA PÓS OBRA
Limpeza pós-obra – Como fazer?
28 de maio de 2018
Conservadora RIAN recebe “Prêmio Diamante de Mérito em Serviços”
2 de agosto de 2018
integrar-terceirizados-e-funcionarios

A terceirização de serviços já é uma realidade nas empresas. É uma estratégia utilizada para aumentar os níveis de produtividade e reduzir custos, mas para que isso de fato aconteça, é preciso que as equipes – terceirizados e funcionários, estejam integrados.

Porém, como manter a equipe motivada, uma vez que existem diferentes tipos de contratação? Não é uma tarefa simples, e por isso selecionamos algumas dicas importantes:

Setor da empresa a ser terceirizado

Para que o objetivo seja alcançado, é importante estudar e descobrir quais áreas ou setores da empresa irão passar pelo processo de terceirização. Durante este estudo, é importante verificar quais são os gastos deste setor, e se o trabalho desempenhado pela equipe atual está sendo realizado com qualidade.

A terceirização de serviços como limpeza, segurança, portaria, copa, entre outros, pode trazer mais economia e produtividade para a empresa.

Acolher bem a equipe terceirizada

É de extrema importância que exista integração entre funcionários terceirizados e funcionários da empresa. Só assim se mantém um ambiente saudável na organização.

Proporcionar um ambiente de cooperação entre as equipes é favorável para a troca de informações e ajuda entre os colaboradores. Compartilhar experiências, independente da área de atuação, é positivo tanto para trabalhadores quanto a para empresa.

É importante entender que para que isso aconteça, os funcionários terceirizados devem ser tratados da mesma forma que os demais, porém, sempre tomando o devido cuidado para que não seja caracterizado subordinação, o que poderia causar um processo trabalhista para a empresa. O funcionário terceirizado é um parceiro e não um colaborador interno. 

Para que não haja ruído, o RH deve acompanhar o desempenho das equipes e sempre falar de forma transparente sobre a terceirização dentro da empresa.

Terceirização e qualidade

A terceirização de serviços está diretamente ligada à qualidade do trabalho prestado, uma vez que os funcionários são preparados para isso. No entanto, para que isso aconteça, é importante que eles sejam acolhidos pelo restante do grupo de forma clara e transparente, para que não haja ruídos entre a empresa contratada e a contratante. 

A procedência da empresa terceirizada que você contrata também influencia na qualidade do serviço. Por isso, antes de contratar verifique o tempo de mercado e a reputação da empresa. Verifique como os funcionários são treinados para se portarem dentro de outra empresa. 

Lidar com gestão de pessoas quando se fala em funcionários terceirizados é sempre um desafio. No Grupo Rian costumamos instruir o nosso funcionário de forma que ele se sinta integrado e disposto a atingir o resultado planejado.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *