Treinamento de equipe
18 de setembro de 2018
Como aumentar a produtividade dos seus funcionários
5 de fevereiro de 2019
desperdicio-de-agua-nas-empresas

Não é novidade para ninguém, mas a água é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, da economia e acima de tudo, do planeta. No entanto, este recurso hídrico anda escasso e a má gestão tem gerado um desperdício enorme nas cidades, e principalmente nas empresas.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2030 haverá déficit de 40% de água no mundo, e a indústria aumentará a demanda por recursos hídricos em até 400% até 2050. Ou seja, o que já está escasso, vai ficar ainda mais.

O relatório sugere que setores da economia que mais gastam água deveriam promover mudanças na utilização deste recurso. E isto é o grande desafio do mundo corporativo. É possível controlar o desperdício de água nas empresas?

Aqui no Grupo RIAN, diversas ações têm sido implementadas com sucesso, graças ao desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo não é somente a redução do consumo de água, mas a otimização do seu uso, treinando constantemente nossos funcionários internos e externos. Queremos que todos entendam a importância da água, e apliquem no dia a dia, internamente, em suas casas e nas empresas onde estão alocados.

Separamos algumas soluções que podem ser úteis para acabar com o desperdício de água na sua empresa.

Gestão da limpeza

O serviço de limpeza, por razões óbvias, é um dos principais causadores de desperdício de água. Por conta disso, o uso de produtos de baixa qualidade pode demandar um maior gasto de água. Assim como a contratação de profissionais não qualificados.

Para evitar problema. Analise a qualidade da prestação do serviço de limpeza, assim como os materiais utilizados e o preparo dos funcionários.

Mapear o uso da água

Conhecer o perfil de consumo de água pela empresa é fundamental. Avalie como cada setor utiliza este recurso e trace métodos de controle.

O mapeamento é a melhor maneira de iniciar as mudanças e fazer o acompanhamento dessas melhorias.

Campanhas de redução do consumo

A conscientização é o método mais eficaz para diminuir o desperdício de água. Promova campanhas objetivas de incentivo à economia de água, de forma que eles sintam no dia a dia o impacto da mudança.

Equipamentos

Pode não parecer, mas os equipamentos também podem ser causadores do desperdício de água pelas empresas. É importante que a manutenção esteja em dia, para que identifique os que precisam de reparos, substituição de peças etc. Um bom exemplo são as torneiras. As mais modernas possuem arejadores que permitem uma redução no consumo.

Fontes alternativas

Captar água da chuva, por exemplo, pode ser uma alternativa não só para driblar o problema de abastecimento, mas também para reduzir a utilização da água dos rios.

Antes de colocá-la em prática, é importante definir a finalidade do uso desse recurso. A instalação dessas estruturas nem sempre é cara, e serão compensadas nos gastos futuros.

Mão de obra qualificada

Contar com uma mão de obra qualificada facilita a realização do mapeamento, do monitoramento, assim como as campanhas de conscientização contra o desperdício.

É possível controlar a perda de água nas empresas. Mas para obter resultados expressivos, as medidas devem ser aplicadas tanto internamente, quanto na contração de prestadores de serviço de qualidade.

Se você deseja contratar uma empresa terceirizada, baixe o nosso e-book e saiba como contratar uma prestadora de serviços sem deixar-se enganar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *