desperdicio-de-agua-nas-empresas
É possível controlar o desperdício de água nas empresas?
15 de janeiro de 2019
Conservadora Rian conquista o Selo Verde
11 de maio de 2019

Todo empresário sonha com funcionários mais produtivos. Mas, hoje em dia, com tanta informação, nem sempre é possível conseguir que seus colaboradores estejam 100% focados no que estão fazendo. E o resultado é um longa lista de hora extra ou um banco de horas do tamanho das férias.

O relatório The Workplace Advantage, publicado recentemente pela equipe do The Stoddart Review, comprova que a gestão de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações associada a prestação de serviços gerais tem um impacto significativo na produtividade dos funcionários.

O relatório revela que um ambiente de trabalho organizado e efetivo pode melhorar a produtividade do negócio em 3,5%, o que equivale um impacto de 70 bilhões de libras na economia do Reino Unido, onde foi realizada a pesquisa. Isto significa que funcionários mais produtivos, acaba com a necessidade de hora extras, por exemplo.

Como a nossa especialidade é terceirização de mão de obra, e isso inclui gerenciar pessoas para que a sua empresa tenha cada vez mais lucro e menos custos, separamos 5 sugestões de como você pode melhorar a produtividade do seu funcionário.

1 – Incentive a pausa no trabalho

Pesquisas indicam que as pessoas só conseguem manter a concentração por, no máximo 20 minutos. Portanto, breves pausas são muito eficazes.

Não permita que o funcionário passe a hora de almoço na própria mesa, isso significa que ele continua trabalhando. Crie um espaço de descanso na empresa, onde ele possa assistir TV, tirar um cochilo (tem gente que precisa disso para recarregar), tomar um cafezinho, jogar conversa fora e dependendo do tamanho do espaço, até jogar um ping-pong.

2 – Mantenha o local de trabalho organizado

Pode parecer desnecessário, mas um local de trabalho organizado é fundamental. Gastar tempo procurando alguma coisa em um espaço bagunçado, é dinheiro sendo jogado pela janela. Sem contar que a pessoa acaba se desconcentrando.

Peça ao seu gerente que incentive que todos tenham um ambiente de trabalho organizado e, principalmente, limpo.

3 – Diversifique ambientes de trabalho

Muitas pessoas não gostam de trabalhar em salas fechadas ou sozinhas. Isso pode causar desmotivação ou afastamento. Por outro lado, alguns profissionais preferem o isolamento para manter a concentração.

Então, o melhor a fazer é diversificar os ambientes de trabalho, e cada colaborador pode utilizar o espaço que seja mais adequado ao seu perfil e tarefa.

4 – Utilize ar-condicionado nas dependências

Pode parecer desnecessário, mas com o calor que faz no Brasil, um ambiente sem ar-condicionado é uma péssima ideia. Incentive a maneira correta do uso do aparelho para que não crie gastos excessivos ou prejudique ao meio ambiente. O calor tira a concentração de qualquer pessoa, sem contar o desconforto que causa.

5 – Ergonomia

Outro tema que pode parecer dispensável, mas não é! Se você pensa em ergonomia, você pensa na saúde dos seus funcionários, e no seu bolso.

O descaso com este tema pode causar lesões por esforço repetitivo, problemas na coluna, na visão, entre outros. Prevenir é sempre o melhor caminho, portanto, planeje um espaço de trabalho favorável a saúde de quem vai utilizar. Se for escritório, mesas, cadeiras e posição do computar são itens que não podem ser ignorados.

Um funcionário afastado por tendinite ou problema da coluna, por exemplo, acaba sendo um custo alto para a empresa. Custo que poderia ter sido evitado com medidas de prevenção.

Funcionários que sentem que a empresa se preocupa com ele, rende mais e trabalha feliz. Isso, sem dúvida, reflete na produtividade e nos lucros. Portanto, aplicar essas cinco dicas é fundamental para o futuro do seu negócio.

A terceirização de mão de obra é uma solução para quem busca mais produtividade e redução de custos. Se você quer saber mais sobre este assunto, leia o nosso blog e saiba o que podemos fazer pela sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *